Publicidade
A China ampliou nesta quinta-feira (10) para mais algumas dezenas a lista de países que vão poder receber grupos de turistas chineses. A partir de hoje, estão liberadas as viagens para destinos como Japão, Reino Unido, Estados Unidos e Austrália. Segundo anunciou o Ministério da Cultura e Turismo, as agências de viagens e provedores de serviços de turismo online na China podem voltar a oferecer excursões em grupo para esses destinos. Serviços de reserva de passagens aéreas e hotéis também serão retomados.
Desde que a China iniciou anteriormente um programa piloto para retomar os serviços de viagens em grupo nas agências de viagens, “as operações do mercado de turismo emissor têm sido estáveis e ordenadas, desempenhando um papel positivo na promoção de intercâmbios e cooperação no turismo”, observou a circular do Ministério, segundo a agência de notícias Xinhua
O mercado externo de viagens em grupo da China foi interrompido no início de 2020 devido à pandemia de covida-19. Quando o país otimizou sua resposta à epidemia na virada de 2022 para 2023, foram tomadas medidas para suspender as restrições às viagens de chineses ao exterior e promover o intercâmbio de pessoal entre fronteiras.
Continua depois da publicidade
A Reuters lembrou que, antes da pandemia, os turistas da China continental gastavam mais do que os viajantes de qualquer outro país no exterior, acumulando US$ 255 bilhões em 2019, com viagens em grupo representando 60% disso.
O anúncio de hoje representou a terceira lista de países para onde as viagens em grupo foram liberadas. O primeiro lote, aprovado em janeiro, incluiu 20 países como Tailândia, Rússia, Cuba e Argentina. O segundo lote, em março, ampliou a liberação para outros 40 países, entre eles Nepal, França, Portugal e Brasil.