Publicidade
SÃO PAULO – Nesta quinta-feira (25), o estado de São Paulo chegou à marca de 248.587 casos confirmados de Covid-19. A nova marca registrada pelo estado mais afetado pela pandemia no Brasil é simbólica. São Paulo já possui mais infectados que toda a Itália, o primeiro país da Europa atingido pelo novo coronavírus.
O enfrentamento da pandemia na Itália teve o período mais delicado em janeiro, um mês antes de a doença chegar oficialmente ao Brasil. Segundo um levantamento da Universidade Johns Hopkins, o país europeu registou, até agora, 239 mil casos, cerca de 9 mil casos a menos do que o estado.
De acordo com o balanço divulgado pela Secretária Estadual da Saúde durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, o estado de São Paulo já soma 13.759 mortes.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo a secretaria, nesta quinta-feira a taxa de ocupação de leitos de UTI reservados para pacientes com Covid-19 ficou em 65,5% no estado e 67,9% na Grande São Paulo. São 5.608 pacientes com confirmação ou suspeita da doença internados em UTIs e 8.369 em enfermarias.
América do Sul ultrapassa 100 mil mortes
Ainda nesta quinta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que a América Latina ultrapassou a marca de 100 mil mortos pela Covid-19.
O número representa cerca de 20% dos óbitos de todo o planeta, que já chegam a 478 mil. O Brasil é responsável pela maior quantidade de mortes na região, com 52.645, seguido pelo México, que tem 23.377.
Continua depois da publicidade
Ainda no final de maio, a organização havia alertado que a América Latina já era o novo epicentro do novo coronavírus no mundo e que autoridades de saúde deveriam prestar mais atenção ao comportamento da epidemia no continente sul americano.
“Vimos muitos países sul-americanos com número de casos aumentando, e claramente, há preocupação em muitos desses países, mas certamente o mais afetado é o Brasil a esta altura”, afirmou Michael Ryan, diretor do programa de emergências da OMS em uma coletiva de imprensa virtual no dia 22 de maio.