Estados Unidos criam 296 mil vagas no setor privado em abril, acima do esperado, diz ADP

Consenso Refinitiv apontava para alta de 150 mil; remuneração estava 6,7% mais alta em abril, mas com desaceleração

Roberto de Lira

Publicidade

Os Estados Unidos elevaram em 296 mil o número de vagas no setor privado em abril de acordo com o Relatório Nacional de Emprego ADP, produzido pela ADP Research Institute, em colaboração com o Stanford Digital Economy Lab. O dado veio bem acima do consenso Refinitiv, que esperava alta de 150 mil.

A remuneração manteve a tendência de amortecimento, com alta de 6,7% em abril ante ao ano anterior. Essa taxa estava em 7,3%, em janeiro, 7,2%, em fevereiro, e 6,9%, em março.

Segundo Nela Richardson, economista-chefe da ADP, a desaceleração no crescimento salarial dá o sinal mais claro do que está acontecendo no mercado de trabalho do país. “Os empregadores estão contratando agressivamente, enquanto controlam os ganhos salariais à medida que os trabalhadores saem. Nossos dados também mostram que menos pessoas estão trocando de emprego.”

Continua depois da publicidade

Segundo o ADP, o setor de serviços puxou o crescimento do número de vagas no mês, com 229 mil, com destaque para lazer e hospitalidade (+154 mil) e educação e saúde (+60 mil).

Na produção de bens, que teve alta de 67 mil vagas, os destaques foram as áreas de construção (+52 mil) e recursos naturais e mineração (+52 mil). No entanto, a manufatura perdeu 38 mil vagas em abril.

O relatório de empregos e informações de pagamento usam os dados de folha de pagamento anônimos e agregados da ADP de mais de 25 milhões de funcionários dos EUA para fornecer uma imagem representativa do mercado de trabalho.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar