Expectativa para inflação nos EUA cai, mostra pesquisa do FED de Nova York

Americanos estão mais otimistas com desaceleração de preços; mediana de julho foi de 5,7% para a inflação de um ano, ante 6,2% em junho

Equipe InfoMoney

Publicidade

As expectativas da inflação pelas famílias americanas continuam a cair, tanto para o prazo de um ano como para os de três e cinco anos. Segundo a Pesquisa de Expectativas do Consumidor (SCE, na sigla em inglês), elaborada pelo Federal Reserve de Nova York, a mediana da inflação prevista para um ano recuou de 6,2% em julho para 5,7% no mês passado.

Na mesma comparação, a medida de três anos caiu de 3,2% para 2,8%. As expectativas medianas de inflação para cinco anos à frente também caíram, de 2,3% para 2,0%.

Os dados foram divulgados na véspera do anúncio do principal índice de preços ao consumidor dos EUA, o CPI (na sigla em inglês).

Continua depois da publicidade

Segundo o Fed de Nova York, as expectativas sobre os aumentos dos preços do gás no ano seguinte também continuaram a diminuir, com as famílias esperando que esses preços fiquem praticamente inalterados daqui a um ano.

As expectativas sobre as variações de preços no ano seguinte caíram 1,4 ponto porcentual para gás (para 0,1%), 0,8 ponto porcentual para alimentação (para 5,8%) e 0,3 ponto porcentual para aluguel (para 9,6%). A variação mediana esperada no custo dos cuidados médicos aumentou 0,1 ponto porcentual (para 9,3%) e permaneceu inalterada para o ensino superior em 8,4%.

As expectativas medianas dos preços das casas também caíram 1,4 ponto porcentual, para 2,1%, na leitura mais baixa desde julho de 2020, e estão abaixo dos níveis pré-pandemia.

Continua depois da publicidade

A SCE é uma pesquisa nacional e feita pela internet com um painel rotativo de aproximadamente 1.300 chefes de família.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.