Publicidade
O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha subiu 0,4% em abril, o que significa uma alta de 7,2% na comparação anual, segundo estimativas preliminares divulgadas nesta sexta-feira (28) pelo Destatis, o departamento de estatísticas do país.
O dado veio abaixo do consenso Refinitiv, que esperava alta de 0,6% na comparação mensal e de 7,3% na anual.
O dado anula comprova uma lenta desaceleração do indicador, que ficou em 8,3% em fevereiro e em 7,4% em março.
Continua depois da publicidade
Os preços da energia e dos alimentos, em particular, aumentaram consideravelmente desde o início da guerra na Ucrânia e tiveram um impacto substancial na taxa de inflação.
Em abril de 2023, os preços dos alimentos continuaram a apresentar um crescimento acima da média (+17,2%) face ao mesmo mês do ano anterior.
A variação homóloga dos preços da energia (+6,8%) em abril de 2023, por sua vez, voltou a ser inferior à variação do índice global, à semelhança do que também tinha acontecido em março de 2023 (+3,5%).
Continua depois da publicidade
O índice estava alto em abril de 2022, depois que os preços da energia dispararam após o ataque russo à Ucrânia. Além disso, as medidas do terceiro pacote de alívio do governo federal, que se refletem no índice de preços ao consumidor, têm contribuído para a atual desaceleração do aumento do preço da energia.