Inflação ao consumidor na zona do euro em fevereiro foi de 8,5%, acima do esperado

Taxa mensal de inflação foi de 0,8% em fevereiro, ante -0,2% em janeiro; consenso Refinitiv previa inflação anualizada de 8,2%

Roberto de Lira

Publicidade

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) na zona do euro ficou em 8,5% em fevereiro, ficando praticamente estável em relação aos 8,6% verificados em janeiro, segundo dados preliminares divulgados nesta quinta-feira (2) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia.

A taxa mensal de inflação foi de 0,8% em fevereiro, ante -0,2% em janeiro. Em fevereiro de 2022, a inflação anualizada na área da moeda comum era de 5,9%.

O dado preliminar anunciado nesta quinta é um pouco mais alto do que o consenso Refinitiv, que previa inflação de 8,2%.

Continua depois da publicidade

Na zona do euro, os preços da energia continuaram a mostrar desaceleração, com inflação anual de 13,7% em fevereiro, ante 18,9% em janeiro e 25,5% em dezembro.

Já os preços de alimentos, álcool e tabaco aceleraram de 14,1% para 15% na mesma comparação e a inflação de serviços avançou de 4,4% para 4,8%.

O núcleo da inflação que exclui as variações de energia, alimentos, bebidas e tabaco passou de 5,3% em janeiro para 5,6% em fevereiro.