Livro Bege: atividade econômica nos EUA oscilou entre estabilidade e ligeira alta

Taxas de juros e a inflação continuaram pesando sobre a atividade e há maior incerteza ou pessimismo quanto às perspectivas

Roberto de Lira

Publicidade

A atividade econômica ficou estável ou ligeiramente superior à verificada em outubro, informou nesta quarta-feira (30) o Livro Bege, um sumário de opiniões que embasa as decisões monetárias do Federal Reserve (Fed).

Cinco distritos do Fed relataram ganhos leves ou modestos na atividade, e os demais não experimentaram nenhuma mudança ou declínios entre leves e moderados, diz o relatório.

Segundo o texto, as taxas de juros e a inflação continuaram pesando sobre a atividade, e muitos dos agentes consultados expressaram maior incerteza ou maior pessimismo quanto às perspectivas.

Continua depois da publicidade

Os gastos dos consumidores – excluindo os de automóveis – foram mistos, embora no geral tenham mostrado pequenos ganhos. A inflação levou os consumidores de renda baixa a moderada a substituir os produtos por outros de preços mais baixos.

Os contatos de viagens e turismo, por outro lado, relataram ganhos moderados na atividade, já que restaurantes e locais de hospitalidade de alto padrão tiveram uma demanda robusta.

As vendas de automóveis diminuíram ligeiramente na média, mas as aumentaram significativamente em alguns distritos em resposta aos estoques mais altos.

Continua depois da publicidade

A atividade manufatureira foi mista nos distritos, embora tenha aumentado ligeiramente na média. O comportamento da demanda por serviços não financeiros seguiu o mesmo cenário, ficando estável no geral, mas diminuindo em alguns distritos.

Enquanto isso, a taxas de juros mais altas prejudicaram ainda mais as vendas de casas, que caíram em um ritmo moderado no geral, e mais acentuadamente em alguns distritos. O aluguel de apartamentos também começou a desacelerar. A construção residencial caiu ainda mais em um ritmo modesto, enquanto a construção não residencial foi mista, mas caiu ligeiramente em média.

Mercado de trabalho

O emprego cresceu modestamente na maioria dos distritos, mas dois distritos relataram um número de funcionários estável e a demanda por trabalho enfraqueceu em geral. As dificuldades de contratação e retenção diminuíram ainda mais, embora os mercados de trabalho ainda tenham sido descritos como restritos.

Continua depois da publicidade

Demissões dispersas foram relatadas nos setores de tecnologia, finanças e imóveis. No entanto, alguns contatos expressaram relutância em dispensar trabalhadores devido às dificuldades de contratação, embora suas necessidades de mão de obra estivessem diminuindo.

Os salários aumentaram a um ritmo moderado em média, mas alguns distritos experimentaram pelo menos algum relaxamento das pressões salariais. As opiniões sobre as perspectivas apontavam para um crescimento estável ou lento do emprego e, pelo menos, para um crescimento modesto dos salários no futuro.

Preços

Os preços no consumidor subiram a um ritmo moderado ou forte nos distritos em geral. Ainda assim, o ritmo dos aumentos de preços desacelerou, refletindo uma combinação de melhorias nas cadeias de suprimentos e enfraquecimento da demanda. Os preços de varejo enfrentaram pressão de baixa, pois os consumidores buscavam cada vez mais descontos.

Continua depois da publicidade

Os preços caíram para algumas commodities, incluindo madeira e aço, mas os preços dos alimentos aumentaram ainda mais ou permaneceram elevados em alguns distritos. O crescimento do aluguel residencial começou a moderar em alguns distritos e os preços das casas cresceram menos rapidamente ou caíram completamente em meio à demanda fraca. Os agentes esperam que a inflação se mantenha estável ou moderada no futuro.