Publicidade
Os novos pedidos à indústria da Alemanha cresceram 6,4% em maio em relação a abril, segundo dados preliminares já ajustados a preços e calendário divulgados nesta quinta-feira (6) pelo Departamento Federal de Estatísticas (Destatis). Ante maio de 2022, os pedidos recuaram 4,3%. Os dados de abril foram revisados para baixo, de uma alta de 0,4% ante março para 0,2%.
A comparação trimestral menos volátil mostrou que os novos pedidos foram 6,1% menores no período de março a maio do que nos três meses anteriores. Novos pedidos, excluindo pedidos em grande escala, aumentaram 3,2% em maio de 2023 em comparação com o mês anterior.
Dentro da manufatura, desenvolvimentos positivos foram observados na maior parte dos setores econômicos. A produção de veículos automotores, reboques e semi-reboques cresceu 8,6% ante o mês anterior e a fabricação de outros equipamentos de transporte (navios, material rodante ferroviário, aviões e veículos militares) avançou 137,1%), com forte impacto no desempenho global.
Continua depois da publicidade
O aumento acentuado neste setor veio de encomendas em grande escala. Em contrapartida, a produção de material elétrico apresentou uma evolução de desempenho negativa (-15,0%).
Enquanto as novas encomendas no setor de bens de capital aumentaram 12,0% em relação ao mês anterior, no mesmo período recuaram 1,1% no setor de bens intermediários e 0,8% no de bens de consumo.
As encomendas domésticas aumentaram 6,2% e as encomendas estrangeiras 6,4%, com as novas encomendas da zona euro aumentando 6,5% e as encomendas para o resto do mundo evoluindo 6,2%.