Pedidos de hipotecas caem 1,4 nos EUA na semana; taxa de juros recua para 6,81%

Atividade de compra é limitada pelo poder de compra reduzido devido às taxas mais altas e à contínua falta de estoque para venda no mercado

Roberto de Lira

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos caíram 1,4% na semana encerrada em 2 de junho em relação à semana anterior, de acordo com dados da pesquisa semanal da Mortgage Bankers Association (MBA). A taxa fixa de juros de 30 anos caiu para 6,81%, ante 6,91% na semana passada, mas ainda foi a segunda maior taxa de 2023 até o momento.

O índice de refinanciamento de hipotecas diminuiu 1% em relação à semana anterior e ficou 42% abaixo do verificado na mesma semana do ano passado. O índice de compras ajustado sazonalmente caiu 2% em relação à semana anterior, enquanto o índice não ajustado diminuiu 13% na semana e está 27% menor do que na mesma semana do ano anterior.

Joel Kan, vice-presidente e vice-economista-chefe da MBA, disse em nota que os mutuários continuam lutando com o ambiente de taxas mais altas nos EUS. “A atividade de compra é limitada pelo poder de compra reduzido devido às taxas mais altas e à contínua falta de estoque para venda no mercado”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Segundo o economista, embora continue a existir pouco incentivo de taxa para os tomadores de empréstimos de refinanciamento, houve menos declínio nos pedidos de compra na semana passada, o que foi consistente com uma parcela crescente de compradores de imóveis pela primeira vez no mercado.