Pedidos de hipotecas nos EUA caem 5,7% na semana e taxa de juros vai a 6,71%, a maior desde novembro

Já são três semanas consecutivas de queda nos pedidos, após um breve renascimento na atividade em janeiro, segundo associação do setor

Roberto de Lira

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos caíram 5,7% na semana encerrada em 24 de fevereiro em relação à semana anterior, de acordo com dados ajustados da pesquisa semanal da Mortgage Bankers Association (MBA) divulgada nesta quarta-feira (1). A taxa de juros fixa de 30 anos subiu para 6,71% no período, o mais alta desde novembro.

Segundo a MBA, o índice de refinanciamento diminuiu 6% na semana e está 74% mais baixo do que mesma semana do ano anterior. O Índice de Compras ajustado sazonalmente caiu 6% em relação à semana anterior. O índice não ajustado diminuiu 3% na comparação semanal e foi 44% menor do que na mesma semana de 2022.

Joel Kan, vice-presidente da MBA e vice-economista chefe da associação comentou que, após um breve renascimento na atividade em janeiro, quando as taxas de hipoteca caíram para 6,2%, agora já são três semanas consecutivas de queda. As taxas de hipoteca aumentaram 50 pontos-base no mês passado.

Continua depois da publicidade

“Os dados sobre inflação, emprego e atividade econômica sinalizaram que a inflação pode não estar esfriando tão rapidamente quanto o esperado, o que continua pressionando as taxas”, explicou.