Pedidos de hipotecas nos EUA crescem 2,3% na semana e taxa fica em 7,31%

Taxa de juros fixa para hipotecas de 30 anos ainda é mais alta desde dezembro de 2000, segundo dados da associação do setor

Roberto de Lira

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos cresceram 2,3% na semana encerrada em 25 de agosto em relação à semana anterior, de acordo com dados da pesquisa semanal da Mortgage Bankers Association (MBA). A taxa de juros fixa para hipotecas de 30 anos se manteve inalterada em 7,31% na semana, mas ainda é mais alta desde dezembro de 2000.

O índice de refinanciamento de hipotecas aumentou 3% em relação à semana anterior, mas permanece 28% inferior ao da mesma semana do ano anterior. O índice de compras ajustado sazonalmente subiu 2% ante a semana anterior e o não ajustado caiu 0,3%. Esse índice também está 27% abaixo do observado na mesma semana do ano anterior.

Segundo Joel Kan, vice-presidente e economista-chefe adjunto da MBA, os pedidos de hipotecas para compra e refinanciamento de casas aumentaram pela primeira vez em cinco semanas, mas permaneceram em níveis baixos.

Continua depois da publicidade

“Os pedidos de compra aumentaram, mas ainda estavam 27% mais baixos do que há um ano, à medida que as taxas de hipotecas elevadas e o reduzido estoque habitacional continuam a pesar sobre a atividade de compra de casas”, comentou em nota.