Pedidos de hipotecas nos EUA crescem 7,4% na semana e taxa de juros avança para 6,79%

Aumento nos pedidos na semana passada ocorreu após duas semanas de quedas para níveis muito baixos e depois de um feriado

Roberto de Lira

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos cresceram 7,4% na semana encerrada em de março ante a semana anterior, de acordo com dados ajustados da pesquisa semanal da Mortgage Bankers Association (MBA). A taxa fixa de juros de 30 anos subiu de 6,71% para 6,79%, o nível mais alta desde novembro do ano passado e 270 pontos-base acima do mesmo período de 2022.

O índice de refinanciamento de hipotecas aumentou 9% em relação à semana anterior, mas ainda se encontra 76% abaixo do observado na mesma semana do ano anterior.

O índice de compras ajustado sazonalmente aumentou 7% em relação à semana anterior. O índice não ajustado, por sua vez, cresceu 9% em comparação com a semana anterior e está 42% menor do que na mesma semana de 2022.

Continua depois da publicidade

Para Joel Kan, vice-presidente e vice-economista-chefe da MBA, mesmo com taxas mais altas, houve um aumento nos pedidos na semana passada, mas isso ocorreu após duas semanas de quedas para níveis muito baixos, incluindo uma semana de feriado.

“Comparando os índices de um ano atrás, as aplicações ainda caíram 42% e a atividade de refinanciamento caiu 76%. Muitos mutuários estão esperando que as taxas voltem a cair”, comentou.