Publicidade
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor da construção na zona do euro teve ligeiro recuo de 43,5 em julho para 43,4 em agosto, marcando assim o 16º mês seguido abaixo do nível neutro de 50,0, informou nesta quarta-feira (6) a S&P Global, em pesquisa feita em parceria com o banco HCOB.
Segundo a pesquisa, a atividade de construção continuou com uma redução acentuada no mês, enquanto a França registou seu declínio mais robusto no ano. A contração na Itália também foi a mais forte registada em cinco meses.
Todas as três grandes áreas do setor da construção da zona euro registaram uma redução na atividade em agosto. A habitação foi o elo mais fraco, com a queda mais rápida desde abril de 2020. No segmento comercial, a queda foi mais suave, o setor de infraestrutura também caiu no ritmo mais modesto desse abril de 2022.
Continua depois da publicidade
Segundo a S&P Global e o HCOB, o desempenho do sector da construção da zona euro permanece sombrio, à medida que as empresas continuaram a reduzir a atividade devido a quedas sustentadas nas novas encomendas.
Em resposta, as empresas têm reduzido os níveis de emprego e sinalizaram avaliações pessimistas quanto às perspectivas para a atividade.