PMI industrial da China recua de 50,1 em setembro para 49,2 em outubro

Surtos esporádicos e dispersos de covid-19 no país pesaram na leitura de outubro, além de uma contração das indústrias intensivas em energia

Roberto de Lira

(Getty Images)
(Getty Images)

Publicidade

O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China caiu de 50,1 em setembro para 49,2 em outubro, informou o Departamento Nacional de Estatísticas do país nesta segunda-feira (31). Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto uma leitura abaixo reflete contração. O dado veio abaixo das previsçoes: o consenso Refinitiv apontava para um índice de 50,0.

Segundo o estatístico sênior do departamento, Zhao Qinghe, surtos esporádicos e dispersos de covid-19 pesaram na leitura de outubro. Outra causa apontada para o declínio foi uma contração nas indústrias intensivas em energia, com a leitura nessa categoria atingindo 48,8, abaixo dos 50,6 de, segundo Zhao.

Já subíndice de grandes empresas permaneceu na zona de expansão, em 50,1 em outubro, ante 51,1 no mês anterior. A subleitura para produção e novos pedidos ficou em 49,6 e 48,1, respectivamente.

Continua depois da publicidade

As empresas preveem que as atividades de manufatura aumentem no curto prazo, com o subíndice para expectativas de produção e negócios chegando a 52,6.

Os dados de segunda-feira também mostraram que o PMI para o setor não manufatureiro da China ficou em 48,7 em outubro, abaixo dos 50,6 em setembro.

Tópicos relacionados