PPI da China cai 0,8% em janeiro ante o mesmo mês de 2022, mais que o esperado

Preços de produtos industriais seguiram a queda dos insumos, como os preços internacionais do petróleo e valores domésticos do carvão
(Shutterstock)
(Shutterstock)

Publicidade

O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) da China, que mede o custo dos produtos na porta da fábrica, caiu 0,4% em janeiro ante dezembro e foi 0,8% menor que no mesmo mês de 2022, informou nesta sexta-feira (10) a agência nacional de estatísticas (NBS). A queda esperada pelo consenso Refinitiv na comparação anual era de 0,5%.

“Os preços dos produtos industriais continuaram a cair em janeiro, pressionados pela flutuação dos preços internacionais do petróleo bruto e pela queda nos preços domésticos do carvão”, disse Dong Lijuan, estatístico sênior do NBS.

O PPI da indústria de extração de petróleo e gás caiu 5,5% mês a mês, enquanto o de matérias-primas químicas e fabricação de produtos químicos caiu 1,3% em relação a dezembro.

Continua depois da publicidade

A inflação da indústria agrícola e de processamento de alimentos secundários caiu 1,4% mês a mês, enquanto a de comunicações e outras indústrias de fabricação de equipamentos eletrônicos caiu 1,2% na comparação mensal.

Os dados de sexta-feira também mostraram que o índice de preços ao consumidor (CPI) da China, subiu 2,1% ano a ano em janeiro