Publicidade
A produção da indústria na Alemanha caiu 0,2% em maio ante abril em termos reais, mas mostrou alta de 0,7% quando comparada a maio de 2022, de acordo com dados preliminares e com ajustes sazonais divulgados nesta sexta-feira (7) pelo Destatis, o departamento Federal de estatísticas. A variação mensal veio um pouco pior que o esperado pelo consenso Refinitiv de analistas, que estimava estabilidade (0,0%).
Na comparação trimestral, usada para uma leitura menos afetada pela volatilidade, a produção industrial foi 0,2% maior no período de março a maio do que nos três meses anteriores.
O Destatis informou ainda que os dados de abril foram mantidos – evolução de 0,3% na leitura mensal e de 1,7% na anual.
Continua depois da publicidade
Houve muita variação no desempenho da indústria entre os setores econômicos individuais. A fabricação de produtos farmacêuticos básicos e preparações farmacêuticas, por exemplo, teve um impacto particularmente negativo no desempenho geral em maio de 2023, com queda de 13,1% mês a mês.
A quebra na produção de energia (-7,0%) teve também um efeito claramente negativo no desempenho global. Em contrapartida, a fabricação de veículos automotores, reboques e semi-reboques exerceu impacto positivo, subindo 4,9%.
A produção de bens de capital aumentou 1,3%, enquanto a produção de bens de consumo recuou 1,2% e a de bens intermediários caiu 0,5%. Fora da indústria, a produção da construção civil recuou 0,4%.
Continua depois da publicidade
A produção nos ramos industriais intensivos em energia recuou 1,4% em maio de 2023 em relação a abril de 2023, após a eliminação dos efeitos sazonais e de calendário. Em comparação com maio de 2022, a produção nos ramos industriais intensivos em energia caiu 12,4%.