Produção industrial na Zona do Euro avança 1% em novembro, acima do esperado

Desempenho em novembro representou uma recuperação, uma vez que o dado de outubro apontou para uma retração mensal de 1,9%

Roberto de Lira

Publicidade

A produção industrial na Zona do Euro aumentou 1,0% em novembro de 2022 ante outubro, segundo estimativas sazonalmente ajustadas do Eurostat, o gabinete de estatísticas da União Europeia. Em comparação com novembro de 2021, a produção industrial aumentou 2,0% na região da moeda única.

Os dados vieram acima das projeções de mercado: o consenso Refinitiv apontava para alta de 0,5% tanto na comparação mensal como na anual.

No bloco da UE como um todo, o crescimento foi de 0,9% em novembro ante outubro e de 2,0% na comparação com o mesmo mês de 2021.

Continua depois da publicidade

O desempenho da indústria em novembro representou uma recuperação, uma vez que o dado de outubro apontou para uma retração mensal de 1,9%, tanto na área do euro como na UE.

Em novembro, a produção de bens de capital na Zona do Euro cresceu 1,0%, na base mensal, a de bens intermediários avançou 0,8% e a de bens de consumo duráveis subiu 0,4%. Por outro lado, a produção no setor de energia caiu 0,9% e a de  bens de consumo não duráveis retraiu 1,3%.

Entre os Estados-Membros para os quais existem dados disponíveis, os aumentos anuais mais elevados na produção industrial foram registados na Irlanda (+34,9%), Malta (+15,5%) e Dinamarca (+9,3%). As maiores quedas foram observadas na Estônia (-12,2%), Eslováquia (-10,7%) e Romênia (-4,0%).