Rodízio de SP volta ao esquema tradicional a partir desta segunda-feira

Prefeito Bruno Covas afirmou que medida mais restritiva não surtiu o efeito esperado

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A partir desta segunda-feira (18), o rodízio tradicional volta a vigorar na cidade de São Paulo, segundo anunciou o prefeito Bruno Covas.

Assim, a cada dia da semana, determinados finais de placas não podem circular no centro expandido da cidade das 7h às 10h e depois das 17h às 20h.

Segundo Covas, a prefeitura voltou atrás em relação ao rodízio mais restritivo, que vigorou entre segunda-feira (11) e domingo (17), porque ele não surtiu o efeito esperado no índice de isolamento da cidade.

Continua depois da publicidade

A regra previa que veículos com placas de final par só poderiam rodar em dias da semana pares, e veículos com final ímpar, nos dias ímpares. A medida valia para toda a cidade, todos os dias da semana e 24 horas por dia

“Não tem sentido a gente exigir esse esforço sobrenatural das pessoas se, do ponto de vista prático, a única razão para qual o rodízio (ampliado) foi feito, que é aumentar o isolamento social, não foi cumprida. Continuamos abaixo dos 50%”, afirmou Covas em coletiva online neste domingo (17).

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostrou que o isolamento foi de 48% na cidade de São Paulo neste sábado (16).

O estado vem apresentando taxas abaixo dos 50%, sendo que a meta esperada pelo governo é 60% e o número ideal é 70%, a fim de evitar um colapso do sistema de saúde.

Continua depois da publicidade

Veja as regras tradicionais do rodízio na cidade:

Dias da semanas Placas que não podem circular 
Segunda-feira final de placa 1 e 2
Terça-feira final de placa 3 e 4
Quarta-feira final de placa 5 e 6
Quinta-feira final de placa 7 e 8
Sexta-feira final de placa 9 e 0

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.