Publicidade
SÃO PAULO – Em meio a grandes exercícios militares conjuntos dos Estados Unidos e Coreia do Sul e as ameaças dos EUA de uma guerra preventiva, a Coreia do Norte acusou os americanos de quererem provocar uma guerra na Península Coreana.
“Os comentários negligentes de guerra do círculo interno do presidente americano Donald Trump e os movimentos militares temerários dos EUA corroboram que o atual governo decidiu provocar uma guerra na Península Coreana”, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano à agência estatal KCNA.
“A questão que permanece agora é: quando a guerra vai eclodir?” disse o porta-voz. “Nós não desejamos uma guerra, mas não devemos nos esconder dela, e se os EUA calcularem mal nossa paciência e detonarem uma guerra nuclear, nós certamente faremos com que os Estados Unidos paguem as consequências com nossa poderosa força nuclear que temos consistentemente fortalecido.”
Continua depois da publicidade
Os comentários ocorrem em meio à realização das manobras aéreas anuais de Washington e Seul “Vigilant ACE”, as maiores até o momento. A tensão na Península da Coreia aumentou nos últimos meses, após o último teste nuclear norte-coreano em setembro e os lançamentos de mísseis balísticos, o mais recente e mais avançado na semana passada.