Ações da Meta saltam 15% com avaliação que alta da receita com anúncios sustentará investimento em IA

Após passar os últimos meses cortando custos, empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp acredita que poderá retomar seus investimentos

Bloomberg

Empresa lançou, no mês passado, um óculos de realidade aumentada para o metatarso. Foto: Divulgação
Empresa lançou, no mês passado, um óculos de realidade aumentada para o metatarso. Foto: Divulgação

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As ações da Meta Platforms (M1TA34) subiam mais de 15% na sessão desta quinta-feira (27) depois que a companhia relatou uma recuperação surpreendente nas vendas de publicidade digital, o que permite que ela continue gastando altas cifras em negócios especulativos como inteligência artificial e realidade virtual.

Após passar os últimos meses cortando custos agressivamente, a dona do Facebook, Instagram e WhatsApp reportou receita trimestral e crescimento de usuários que superaram as estimativas dos analistas. À medida que as ações da Meta subiam, o CEO Mark Zuckerberg disse que a inteligência artificial generativa iria “impactar cada um de nossos aplicativos e serviços” e que a Meta estava bem posicionada na atual corrida de IA do setor.

“Uma posição financeira mais forte nos permitirá enfrentar um ambiente volátil enquanto permanecemos focados em nossas prioridades de longo prazo”, disse ele a investidores em uma teleconferência na quarta-feira. “Há uma oportunidade de apresentar agentes de IA a bilhões de pessoas de maneiras que serão úteis e significativas”, melhorando os chats de atendimento ao cliente com empresas, o processo de criação de anúncios e a experiência de jogo em realidade virtual, disse ele.

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As ações subiram para mais de US$ 242 nas negociações de pré-mercado nesta quinta-feira (27), depois de fechar a US$ 209,40 em Nova York na véspera. Após a abertura, os ativos mantiveram ganhos expressivos, negociando em torno de US$ 239. Os papéis da Meta já subiram 74% este ano até o fechamento de ontem, recuperando-se de seu pior ano já registrado, com uma queda de 64% em 2022.

Zuckerberg explicou como a tecnologia de inteligência artificial já ajudou a empresa a escolher os vídeos curtos certos, chamados Reels, para seus usuários. Ele disse que a Meta está ganhando mais dinheiro com os Reels, e o tempo gasto no Instagram aumentou 24%.

A Meta está trabalhando para se mover mais rápido enquanto corta custos no que Zuckerberg chamou de “ano de eficiência”. Uma desaceleração na demanda por publicidade no ano passado forçou a gigante da mídia social a reduzir o número de funcionários e gastos, e provocou um escrutínio dos bilhões que Zuckerberg tem investido em tecnologia de realidade virtual. A empresa sinalizou que, ao reduzir custos, ainda está disposta a contratar em algumas áreas-chave, como IA generativa.

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As vendas do primeiro trimestre subiram para US$ 28,6 bilhões – um retorno ao crescimento após três trimestres consecutivos de quedas. Isso se compara à projeção média de US$ 27,7 bilhões dos analistas. As ações subiram mais de 12% nas negociações pós-mercado de ontem.

A empresa disse que a receita no trimestre atual chegará a US$ 32 bilhões, em comparação com a estimativa média de US$ 29,5 bilhões.

A Meta continuou a adicionar usuários no trimestre encerrado em março para Facebook, Instagram e WhatsApp. Ao todo, mais de 3 bilhões de pessoas usaram pelo menos um de seus produtos diariamente — um novo marco.

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Ainda assim, houve alguns contratempos, inclusive na divisão da Meta focada na construção de tecnologia de realidade virtual para o metaverso. A unidade, chamada Reality Labs, teve um prejuízo operacional de US$ 3,99 bilhões no trimestre e gerou uma receita de US$ 339 milhões – uma queda de 51% em relação ao ano anterior e menos do que os analistas projetavam.

O metaverso se tornará um “show secundário” este ano, já que a empresa “provavelmente dobrará a IA generativa e os grandes modelos de linguagem”, disse Mandeep Singh, analista da Bloomberg Intelligence. “Não reduzir os investimentos do Reality Labs pode ser um ponto de discórdia para os investidores”.

Zuckerberg abordou as preocupações de que a empresa mudou seu foco do desenvolvimento do metaverso, pouco depois de mudar seu nome corporativo, em favor do trabalho em IA. “Desenvolveu-se uma narrativa de que, de alguma forma, estamos nos afastando do foco na visão do metaverso, então só quero dizer de antemão que isso não é preciso”, disse ele. “Estamos nos concentrando na IA e no metaverso há anos. E vamos continuar a focar em ambos. As duas áreas também estão relacionadas”.

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Zuckerberg passou seis minutos em sua declaração de abertura da teleconferência discutindo o trabalho da empresa em IA e 90 segundos no metaverso.

Ambos os esforços são caros. A IA envolve a construção dos data centers da Meta, onde máquinas poderosas processam e armazenam informações para suas redes e produtos. Mas a Meta indicou que não terá que gastar muito mais com isso. “Não estamos mais atrasados na construção de nossa IA”, disse Zuckerberg. “E, pelo contrário, agora temos a capacidade de fazer um trabalho de liderança neste espaço em grande escala”.

As despesas de capital no primeiro trimestre subiram para US$ 7,09 bilhões, em comparação com US$ 5,55 bilhões no mesmo período do ano anterior. A Meta reportou lucro líquido de US$ 5,7 bilhões, ou US$ 2,20 por ação, acima da estimativa média de US$ 2,01 por ação.

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