Publicidade
Os Estados Unidos criaram 132 mil vagas de emprego no setor privado em julho, segundo dados do relatório de emprego da ADP divulgados nesta quarta-feira (31). O número veio muito abaixo da estimativa do mercado, que previa 300 mil novas vagas segundo a Dow Jones.
Os dados indicam que o mercado de trabalho americano está arrefecendo, pois a criação de empregos desacelerou pelo segundo mês consecutivo: os dados de agosto vieram mais fracos que os de julho (quando foram criados quase 270 mil), que já haviam sido mais fracos que os de junho.
“Nossos dados sugerem uma recente mudança em direção a um ritmo mais conservador de contratações, possivelmente à medida que as empresas tentam decifrar os sinais conflitantes da economia”, afirmou Nela Richardson, economista-chefe da ADP. “Podemos estar em um ponto de inflexão”.
Continua depois da publicidade
O relatório do instituto ADP (Automatic Data Processing) é desenvolvido em conjunto com a Moody’s Analytics e publicado dias antes do dado de emprego do Departamento de Trabalho americano, o payroll, que é mais abrangente e será divulgado na sexta-feira (2).
Mudança no relatório ADP
A divulgação do relatório estava suspensa desde o resultado de maio, para reformulação da metodologia. Segundo o instituto, a atualização foi feita para incorporar mudanças estruturais no mercado de trabalho, como o impacto de novas tecnologias.
A nova versão agora é feita em parceria com a Stanford Digital Economy, e segundo a ADP a pesquisa fornecerá uma visão “mais robusta e de alta frequência” do mercado de trabalho, com foco tanto nos empregos quanto nos salários.
Continua depois da publicidade
Ainda não investe no exterior? Estrategista da XP dá aula gratuita sobre como virar sócio das maiores empresas do mundo, direto do seu celular – e sem falar inglês