Agenda esvaziada e fantasma da recessão derrubam futuros dos EUA

Turbulência volta a ganhar força após bancos cortarem projeções e atividade industrial acender sinal de alerta

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais contratos futuros sobre índices de ações dos EUA operam em forte queda nesta sexta-feira (19), com S&P 500 e Nasdaq sinalizando abertura com -1,33% e -1,08%, respectivamente.

Apesar das perdas significativas na véspera, não há sinais de um alívio na última sessão da semana. Isso por que, após o Morgan Stanley, outros agentes de peso como Goldman Sachs, J.P Morgan Chase e Deutsche Bank cortaram suas projeções para o crescimento da economia mundial em 2011 e 2012, fazendo crescer a expectativa de recessão no futuro próximo, conforme pode já indicar o Philadelphia Fed Index divulgado na manhã de quinta-feira.

Referências
Sem indicadores relevantes na agente nem resultados trimestrais com maior influência, o pregão deve manter-se diretamente vulnerável às eventuais revisões de expectativas e ao noticário europeu, principalmente sobre a situação fiscal da Zona do Euro e de seus maiores bancos.

Continua depois da publicidade

Neste sentido, a variação de ativos como treasuries, ouro e moedas defensivas como o dólar e o franco suísso devem ser um bom termômetro para verificar o apetite do mercado ao risco ao longo do dia.