Alemanha suspende autorização de gasoduto Nord Stream 2 após ações da Rússia contra Ucrânia

Apesar dos alemães sempre terem defendido a implementação do gasoduto, a estrutura foi alvo de críticas dos Estados Unidos e de alguns países ocidentais

ANSA Brasil

Olaf Scholz, chanceler da Alemanha (Foto: John Macdougal-Pool/Getty Images)
Olaf Scholz, chanceler da Alemanha (Foto: John Macdougal-Pool/Getty Images)

Publicidade

(ANSA) – A Alemanha anunciou a suspensão do acordo para a implementação do gasoduto russo Nord Stream 2 nesta terça-feira (22). A estrutura passa pelo território alemão até Berlim e dobraria o fornecimento de gás para a Europa.

Segundo o chanceler alemão, Olaf Scholz, seu governo pediu que as autoridades de regulamentação suspendam o processo de revisão do acordo firmado na metade do ano passado pela então chanceler Angela Merkel.

“Parece algo técnico, mas é uma passagem administrativa necessária. Sem ele, não pode haver nenhuma certificação do gasoduto e, sem a certificação, o Nord Stream 2 não pode entrar em operação”, disse Scholz em coletiva.

Continua depois da publicidade

Apesar dos alemães sempre terem defendido a implementação do gasoduto, a estrutura foi alvo de críticas dos Estados Unidos e de alguns países ocidentais, que chamavam o Nord Stream 2 de arma política – algo rechaçado pelos russos.

Leia também:

No entanto, o governo Scholz sempre ressaltou que poderia suspender a parceria em caso de uma nova agressão russa à Ucrânia.

Continua depois da publicidade

Com o reconhecimento do presidente Vladimir Putin das áreas separatistas de Donetsk e Lugansk nesta segunda-feira (21), os alemães cumpriram com a medida.

Scholz ainda pediu que esforços diplomáticos sejam realizados nesse momento “para evitar uma catástrofe” no país. A decisão russa foi alvo de críticas duras dos ocidentais, que devem anunciar ainda hoje mais sanções econômicas contra os russos. (ANSA).

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.