Publicidade
BRASÍLIA – A diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou nesta terça-feira (30) a transferência do controle da distribuidora paraense Celpa (CELP3), do Grupo Rede Energia (REDE4), para a Equatorial Energia (EQTL3). A operação deverá ser formalizada em até 90 dias.
Segundo a Aneel, a Equatorial deverá fazer aporte de capital de R$ 700 milhões na Celpa em uma ou mais parcelas, em até dois anos. A primeira injeção de recursos na paraense, de pelo menos R$ 350 milhões, deve ser feita em 2012.
Também nesta terça, a Aneel autorizou a Celpa a converter em investimentos em sua infraestrutura os pagamentos de compensações a consumidores pelo descumprimento de metas de indicadores de qualidade.
Continua depois da publicidade
Essas eram as duas últimas pendências, no âmbito da Aneel, para a conclusão da compra da Celpa pela Equatorial.
A transferência de controle da Celpa para a Equatorial foi anunciada em setembro e encerrou um período de meses de negociação entre Justiça, Aneel, governo, credores, investidores e empresas para encontrar uma solução de mercado para a distribuidora, que estava em recuperação judicial desde fevereiro deste ano.