Após 19 anos com moeda dupla, Cuba unificará peso cubano e peso conversível

Peso cubano, ou CUP, é usado para pagar a maioria dos salários, enquanto conversível, ou CUC, é usado no comércio com estrangeiros e turismo

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O governo cubano anunciou nesta terça-feira (22) seu plano para acabar com a moeda dupla, dando início assim ao processo de unificação do peso cubano e do peso cubano conversível. As duas moedas circulam paralelamente na ilha desde 1994. 

De acordo com nota oficial do governo de Raúl Castro, o processo é gradual e exclui “terapias de choque”, mas a nota não dá detalhes sobre como ele ocorrerá. Em 2011, as reformas anunciadas pelo presidente de Cuba já previam a unificação das moedas. 

“A unificação é imperativa para garantir o restabelecimento do valor do peso cubano e o seu papel como moeda, isto é, como unidade de contabilidade, meio de pagamento e poupança”, de acordo com o comunicado publicado no jornal Granma. 

Continua depois da publicidade

O peso cubano (CUP) é usado para pagar a maioria dos salários e no qual se podem comprar os bens locais. Enquanto isso, o peso conversível (CUC), é utilizado em setores como turismo, nas trocas comerciais com estrangeiros e lojas que vendem produtos importados. De acordo com economistas cubanos citados pela agência de notícia Reuters, o processo durará 18 meses, passando pela desvalorização do CUC, atualmente ligado ao dólar, e reavaliação do valor do CUP.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.