Após ver lucro líquido recuar 33% no último trimestre, Caterpillar demitirá 20 mil

Declínio no período se pauta em baixa demanda por maquinarias; como resposta aos dados, papéis despencam 9,5% no pré-market

Publicidade

SÃO PAULO – Enfrentando a deterioração na demanda por bens de capital, em resposta aos menores investimentos das corporações, a Caterpillar – maior fabricante mundial de escavadoras – divulgou seu resultado operacional referente ao último trimestre nesta segunda-feira (26).

E não poderia ser diferente: lucro líquido de US$ 661 milhões no período, montante 32,7% inferior ao apresentado no mesmo trimestre de 2007. “O lucro foi decepcionante, particularmente pelas vendas do trimestre e pelo ajuste tributário favorável”, observou Jim Owens, CEO (Chief Executive Officer) da companhia.

Horizonte preocupa

Se o presente preocupa, no horizonte a tendência é de piora. Nesse sentido, a companhia projeta demitir cerca de 20 mil funcionários – aproximadamente 18% da sua força de trabalho – e pretende reduzir “drasticamente” sua produção, visando reduzir custos e ajustar seu volume à nova demanda do setor.

Continua depois da publicidade

Em adição, a Caterpillar informou em nota que estima lucro líquido na casa de US$ 2,50 por ação em 2009, abaixo das expectativas dos analistas. Tal pessimismo deve-se a incerteza quanto à duração e à profundidade do quadro recessivo na economia norte-americana, conforme justificativas no comunicado.

Ações refletem

Como resposta às demissões e aos dados operacionais, os papéis da companhia despencam 9,5% no pré-market de Wall Street – negociações antecedentes da abertura dos mercados norte-americanos.