Barack Obama confirma morte de Osama bin Laden no Paquistão

Bin Laden tornou-se o rosto da organização Al-Qaeda, apontada como responsável por atentados de 2001

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou na madrugada desta segunda-feira (2) que Osama bin Laden foi morto durante uma operação conduzida por forças de segurança norte-americanas nas proximidades de Islamabad, no Paquistão.

Bin Laden tornou-se o rosto mais conhecido da organização terrorista Al-Qaeda, apontada como responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Sua morte ou captura tornou-se uma das principais metas dos EUA desde o início das ofensivas contra países cujos governos foram acusados de praticar ou dar apoio a atos terroristas, como o Afeganistão.

Continua depois da publicidade

Durante seu breve discurso diretamente da Casa Branca, o presidente Obama procurou ressaltar que a morte de bin Laden não significa o fim da luta de seu país contra organizações e redes terroristas, além de conclamar os EUA à unidade política vivenciada durante os atentados de 2001, em meio ao início de sua campanha para reeleição à presidência do país.

Reação
Tão logo as primeiras informações foram divulgadas pela mídia nos EUA, muitas pessoas saíram às ruas na capital Washington, tornando-se centenas tão logo o pronunciamento do presidente Obama foi feito. 

Como se uma guerra tivesse chegado ao fim, uma multidão eufórica gritou “USA, USA” e entoou o hino nacional do país em uníssono nos portões da Casa Branca, mesmo já no início da madrugada da segunda-feira.

Continua depois da publicidade

Manifestações também foram registradas em outras cidades do país, notoriamente em Nova York, onde muitos se reuniram no “marco zero” – como ficou conhecido o local dos atentados às torres gêmeas, do World Trade Center.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar