Publicidade
SÃO PAULO – Dois dias após abandonar as negociações para comprar o Lehman Brothers, o terceiro maior banco britânico, Barclays, confirmou que mantém conversas com a instituição para a aquisição de alguns ativos.
“O Barclays confirma que está discutindo com o Lehman Brothers a possível aquisição de certos ativos do Lehman Brothers, em termos que seriam atrativos para os acionistas do Barclays”, informou o banco em comunicado ao mercado.
Contudo, a instituição britânica reiterou que “não há garantia de que as discussões irão resultar em um acordo”. Ainda assim, os investidores se mostram preocupados com o anúncio e as ações do Barclays caem 7% em Londres.
Continua depois da publicidade
Objetivo: aumentar market share nos EUA
Embora o banco não tenha anunciado em que ativos estaria interessado, a mídia norte-americana afirma que a oferta seria pela corretora de valores do Lehman, incluindo as licenças, edifícios e cerca de 10 mil pessoas que negociam títulos. O objetivo do Barclays com a aquisição seria aumentar sua receita com títulos dos EUA.
Cabe lembrar que no último mês o presidente do banco britânico, Robert Diamond, afirmou que o enfraquecimento de firmas de Wall Street devido à crise do crédito era uma boa oportunidade para o Barclays pegar seus market shares e se firmar dentre os grandes nomes do mercado de securitização dos EUA.
Concordata
O Lehman Brothers tem sido personagem principal de um dos episódios mais dramáticos da crise financeira norte-americana. Após falhar em seu objetivo de levantar capital e tendo acumulado performances trimestrais negativas, o banco entrou com pedido de concordata na última segunda-feira (15).
Continua depois da publicidade
A medida assustou os mercados do mundo todo, que fecharam com fortes quedas. Porém, a confirmação do interesse do Barclays em ativos do banco impulsionou os papéis do Lehman, que sobem 43% no pré-market de Wall Street, após fecharem o último pregão com queda de 94,25%.