Publicidade
O Banco Central da Austrália (Reserve Bank of Australia, ou RBA na sigla em inglês) surpreendeu o mercado ao elevar a taxa básica de juros em 0,5 ponto porcentual, de 0,35% para 0,85%, em sua reunião de política monetária nesta terça-feira, 7. Analistas esperavam um aumento de 0,25 ou 0,40 ponto percentual, segundo a Reuters.
O RBA avalia que a inflação aumentou significativamente no país e deve subir ainda mais, por isso novos acréscimos são prováveis nos próximos meses. O BC australiano espera que a inflação desacelere de volta à meta apenas em 2023, para ficar entre 2 e 3%.
Na última alta de juros, a taxa havia sido elevada em 25 pontos base, de 0,10% para 0,35%. Os mercados acionários da Ásia e do Pacífico fecharam mistos após a decisão do Reserve Bank of Australia surpreender o mercado, com uma alta maior do que o esperado.
Continua depois da publicidade
O presidente do RBA, Philip Low, afirmou em comunicado que o tamanho e o momento dos próximos aumentos dos juros serão guiados pelos dados e pela avaliação sobre as perspectivas para a inflação e o mercado de trabalho.
“O aumento de hoje das taxas de juros é mais um passo na retirada do apoio monetário extraordinário que foi implementado para ajudar a economia australiana durante a pandemia”, disse Low. “Os preços mais altos da eletricidade e do gás e os recentes aumentos nos preços da gasolina significam que, no curto prazo, a inflação deverá ser maior do que o esperado há um mês”.
“À medida que os problemas do lado da oferta global forem resolvidos e os preços das commodities se estabilizarem, mesmo que em um nível alto, a inflação deverá moderar. O aumento de hoje nas taxas de juros ajudará no retorno da inflação à meta ao longo do tempo”, disse o presidente do RBA.
Continua depois da publicidade
(Com Estadão Conteúdo)
Ainda não investe no exterior? Estrategista da XP dá aula gratuita sobre como virar sócio das maiores empresas do mundo, direto do seu celular – e sem falar inglês