BCs da China e do Japão negociam retomar linha bilateral de swap cambial, dizem fontes

As negociações acontecem em um momento de turbulências financeiras globais resultantes da elevação da taxa de juros nos Estados Unidos, o que levou à desvalorização do iuan chinês e ao colapso dos preços das commodities e do petróleo no começo deste ano

Reuters

Publicidade

TÓQUIO – Os bancos centrais do Japão e da China estão negociando a retomada de um acordo bilateral de swap cambial em caso de uma crise financeira, disseram à Reuters nesta terça-feira fontes com conhecimento do assunto.

As negociações acontecem em um momento de turbulências financeiras globais resultantes da elevação da taxa de juros nos Estados Unidos, o que levou à desvalorização do iuan chinês e ao colapso dos preços das commodities e do petróleo no começo deste ano.

Não está claro que lado iniciou a negociação, mas o swap cambial é visto com o objetivo de fornecer uma rede de segurança para bancos japoneses que operam na China e empresas chinesas que precisam de ienes em caso de uma crise financeira.

Continua depois da publicidade

O swap cambial bilateral foi originalmente lançado em março de 2002 como parte de linhas de swap cambial multilaterais conhecidas como Iniciativa Chiang Mai, como resposta à crise financeira na Ásia no final da década de 1990.

A linha de swap bilateral não foi renovada desde que expirou em setembro de 2013 devido à deterioração da relação entre os dois países por disputas territoriais e o histórico de guerra do Japão.