Publicidade
A exchange de criptomoedas Binance desistiu na tarde desta quarta-feira (9) da sua intenção de comprar a concorrente FTX. “Como resultado da due diligence corporativa, bem como das últimas notícias sobre fundos de clientes mal administrados e supostas investigações de agências dos EUA, decidimos que não buscaremos a potencial aquisição da FTX.com”, confirmou a empresa pelo Twitter.
“No início, nossa esperança era poder oferecer suporte aos clientes da FTX para fornecer liquidez, mas os problemas estão além de nosso controle ou capacidade de ajudar. Toda vez que um grande player de um setor falha, os consumidores de varejo sofrem. Nos últimos anos, o ecossistema de criptomoedas está se tornando mais resiliente e acreditamos que, com o tempo, os valores discrepantes que abusam dos fundos dos usuários serão eliminados pelo mercado livre”, continua o comunicado.
“À medida que as estruturas regulatórias são desenvolvidas e a indústria continua a evoluir para uma maior descentralização, o ecossistema se fortalecerá”, completa a Binance.
Continua depois da publicidade
Mais cedo, o CoinDesk, citando uma fonte, já havia apontado que a Binance estava fortemente inclinada a cancelar a transação após revisar os dados internos da FTX, que está no meio de uma crise de liquidez, e os compromissos de empréstimo da empresa.
Na carta de intenção para a aquisição da exchange, anunciada na terça-feira (8) quando a posição financeira da corretora fundada por Sam Bankman-Fried parecia estar fora de controle, a Binance disse que investigaria as contas.
Após a notícia do cancelamento do acordo, o mercado voltou a cair forte, com o Bitcoin perdendo o nível dos US$ 16 mil, uma queda de mais de 13% no acumulado de 24 horas, enquanto o Ethereum se aproxima dos US$ 1.100, perdendo mais de 15% de valor desde ontem.
Continua depois da publicidade
A situação que envolve o colapso da FTX ocorre após o CoinDesk publicar um furo de reportagem na semana passada sobre o balanço da Alameda Research, a empresa-irmã da FTX. A história gerou preocupações sobre a estabilidade financeira do império de criptomoedas de Sam Bankman-Fried, que inclui ambas as empresas, levando a uma crise de liquidez na FTX.
A situação foi exacerbada no domingo quando o CEO da Binance, Changpeng Zhao, disse que venderia sua posição em FTT, o token nativo da FTX.
A Binance então fechou um acordo de compra da corretora rival após ser procurada por Sam Bankman-Fried. Outras grandes exchanges, como Coinbase e OKX, haviam recusado ajuda pouco antes, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.