Bitso interrompe saques e depósitos de dólar digital da Binance, a BUSD

Corretora, no entanto, vai preservar parceria com a Paxos, emissora da BUSD

Paulo Alves

Publicidade

A corretora de criptomoedas Bitso vai suspender temporariamente os saques e depósitos da Binance Coin (BUSD), moeda digital indexada ao dólar que terá emissão interrompida a partir da próxima semana após pressão regulatória.

Ao InfoMoney, a exchange afirma que os recursos de usuários estão seguros, e que não prevê impactos por conta da medida já que demais tokens com paridade ao dólar seguirão sendo suportados, para aportes ou liquidações.

Além de negociações com esse tipo de ativo, a Bitso disponibiliza para brasileiros um produto de rendimento que remunera depósitos em dólares digitais. A plataforma seguirá aceitando USD Coin (USDC) e Pax Dollar (USDP).

Continua depois da publicidade

“Conforme descrito em nossos princípios regulatórios que anunciamos recentemente, a prioridade da Bitso continua sendo defender os interesses de nossos clientes acima de tudo e apoiar, quando aplicável, as autoridades regulatórias, em seus esforços para criar clareza para o setor e tornar cripto útil”, afirmou a Bitso em nota.

A empresa adota um posicionamento parecido com o de outros players do setor, que optaram por preservar parcerias com a Paxos, emissora da BUSD, incluindo a manutenção da listagem de outras stablecoins da companhia americana, como o USDP.

“No momento não estamos tomando nenhum tipo de decisão sobre nosso relacionamento institucional com a Paxos, estamos apenas desabilitando temporariamente os depósitos e saques em BUSD, levando em conta as medidas recentes tomadas pela Paxos”, explicou a Bitso.

Continua depois da publicidade

A Paxos recebeu na segunda-feira (13) ordem do principal regulador financeiro de Nova York para interromper a emissão da Binance USD, criptomoeda que funciona como dólar digital na Binance. Os tokens serão emitidos até o dia 21 de fevereiro, e os resgates continuarão a ser atendidos por pelo menos um ano.

Segundo dados da Nansen, a Paxos processou pelo menos US$ 700 milhões em resgates de BUSD em pouco mais de 24 horas. Dados em blockchain mostram que a Binance registrou um fluxo líquido de saques de valor ainda maior no mesmo período, de mais de US$ 800 milhões, indicando que investidores passaram a se desfazer da BUSD.

Paulo Alves

Editor de Criptomoedas