BofA Merrill Lynch sinaliza semana positiva para bolsas da América Latina

Analistas sugerem horizonte favorável, diante de resultados corporativos nos EUA e novos dados sobre economia mundial

Thiago Gomes Amorim

Publicidade

SÃO PAULO – Em relatório divulgado na última sexta-feira (17), a equipe de analistas do Bank of America – Merrill Lynch disse esperar “ventos positivos” nas bolsas latino-americanas, dando continuidade à série de alta observada nos pregões anteriores.

De acordo com o time de especialistas, a semana poderá ser de novos ganhos por conta dos sinais de recuperação econômica, reforçados pela agenda de indicadores e pela boa temporada de resultados nos EUA.

O banco lembra que, no geral, as empresas que compõem o S&P 500 – um dos principais índices da bolsa norte-americana – tiveram uma redução de 13% nos lucros do segundo trimestre, recuo menor do que o esperado pelo mercado, que previa contração próxima a 34%.

Continua depois da publicidade

Semana que chega

Em meio aos números corporativos, a renda variável registrou altas significativas, levando o índice referência a acumular 39% de valorização desde março de 2009. “As ações latino-americanas raramente divergem da direção apontada pelo S&P 500 e, se a média continuar, elas também podem subir”, sugeriu o relatório.

Na semana passada, de fato a performance favorável das empresas norte-americanas ofereceu suporte à renda variável da América Latina que, segundo o banco, também foi beneficiada pelos dados positivos divulgados sobre a economia da China e dos EUA.

“Os países que tiveram as melhores performances na bolsa de valores foram Peru e Brasil, cujos índices acumularam ganhos de 9,6% e 8,4% na semana”, informou a equipe de investimentos.