Bolsas caem à espera de eleição e decisão do BCE na Europa e temores com a China

Investidores aguardam alguma decisão do Banco Central Europeu dada a incerteza sobre o cenário econômico global

Leonardo Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais índices acionários do mundo iniciaram o pregão desta segunda-feira (19) em queda com investidores pessimistas em relação a economia da China, após dados divulgados reforçarem uma possível desaceleração na segunda maior economia do mundo, e à espera de um afrouxamento na política monetária do BCE (Banco Central Europeu). 

Os preços no setor imobiliário na China subiram 6,7% em abril, ante 7,7% no mês anterior, mostrando mais sinais de perigo no setor com um aumento considerável da oferta. Além disso, notícias de que Pequim está apertando seu controle sobre empréstimos interbancários para neutralizar os riscos no sistema bancário sem regulação ajudaram a derrubar os índices no continente asiático.

O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio encerrou o pregão em baixa de 2,04%, chegando a 14.006 pontos e, com isso, o acumulado no ano aponta para forte baixa de 14,03%. Já o índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, apresentou alta de 0,56% e atingiu 22.705 pontos, enquanto o índice Shanghai Composite da Bolsa de Xangai registrou baixa de 0,71%, encerrando a 2.005 pontos e atingiu seu menor patamar desde 20 de março.

Continua depois da publicidade

Na Europa, os índices do continente abriram a sessão em queda à espera de alguma decisão do BCE sobre a política monetária da zona do euro. As eleições também estão no radar: cerca de 380 milhões de eleitores dos 28 países da União Europeia vão eleger de 22 a 25 de maio o novo Parlamento Europeu. E estas eleições são particularmente importantes no momento em que o bloco busca superar a mais grave crise econômica ocorrida no continente desde os anos 1930.

O setor de saúde apresentou forte movimentação após a Pfizer rejeitar outra proposta de compra da AstraZeneca, que viu suas ações despencarem 13%. 

O IBEX, de Madri, acumula a maior queda com perdas de 1,26%, enquanto o CAC, de Paris, cai 0,28%. Já o DAX, da Alemanha tem queda de 0,41% e o FTSE, de Londres, acumula perdas de 0,34%.

Continua depois da publicidade

(Com Reuters)