Bolsas dos EUA abrem em leve alta, mantendo momentum favorável

Renda e gastos do cidadão norte-americano aumentaram 0,4% e 0,5%, respectivamente, no mês de novembro

Livia Teixeira

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais índices acionários dos Estados Unidos abrem nesta quarta-feira (23) em alta, após divulgação do aumento da renda e gastos dos norte-americanos no mês de novembro, mantendo a tendência favorável dos mercados nesta semana.

O resultado do Personal Income, que se refere à renda dos norte-americanos, registrou variação positiva de 0,4%, abaixo da expectativa do mercado de aumento de 0,5%. O resultado veio melhor em relação à apuração anterior, revisada de 0,2% para 0,3%. Já o Personal Spending, referente aos gastos da população, aumentou 0,5% em outubro, mas abaixo das expectativas dos analistas de mercado, que esperavam alta de 0,7%.

Agenda econômica
O núcleo do índice de preços PCE (Personal Consumption Expenditures), uma das medidas inflacionárias mais analisadas pelo Federal Reserve, registrou variação nula em novembro. Os dados foram informados pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos. O indicador veio abaixo das expectativas dos analistas, que apontavam inflação de 0,1%.

Continua depois da publicidade

Ainda nesta sessão, o Michigal Sentiment – índice que mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana – é divulgado. Também há a divulgação do New Home Sales, que mede o número de casas novas com compromisso de venda no país e os estoques de petróleo, que avaliam a demanda do país pela commodity.

Cenário corporativo
O Barclays elevou a recomendação dos papéis da Schlumberger, de equal weight (alocação alinhada à média do portfólio) para overweight (exposição acima da média da carteira). Como resposta, os papéis da companhia sobem 0,9%.

As ações do Yahoo! avançam 0,6% em Wall Street, após o Morgan Stanley listar recomendação overweight em seu reinício de cobertura.

Continua depois da publicidade

Já a Ford fechou todos os detalhes da venda da subsidiária Volvo para a montadora chinesa Zhejiang Geely, esperando finalizar o acordo no primeiro trimestre de 2010, segundo nota publicada pela norte-americana. Os ativos da Ford sobem 0,6% em Wall Street.

Confira as cotações
O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, apresenta leve valorização de 0,26% e atinge 2.259 pontos. O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, abre em leve alta de 0,20%.

O índice Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais empresas  norte-americanas, sobe 0,11%, chegando a 10.476 pontos.

Continua depois da publicidade

<!–No pregão de o índice fechou atingindo pontos, o fechou a pontos e o índice fechou chegando a pontos.
–>

%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano 
 Nasdaq +0,26 2.259 +3,79 +43,21 
 S&P 500 +0,20 1.120 +1,26 +24,02 
 Dow Jones +0,11 10.476 +0,24 +19,37