Bolsas dos EUA avançam à espera de sinais de Bernanke sobre economia pós-QE2

Investidores esperam por discurso do presidente do Fed enquanto setor automobilístico entra no centro da pauta corporativa

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais índices acionários Bolsas norte-americanas avançam no pregão desta terça-feira (7), em meio à espera do discurso de Ben Bernanke, que só ocorre às 16h45, de Brasília, e que pode dar sinais de como o Federal Reserve irá se comportar no futuro próximo.

Economia pós QE2
Espera-se que Bernanke aponte sinais dos próximos passos da autoridade monetária, principalmente com o fim do QE2 (Quantitative Easing 2) no próximo dia 30, que pode retirar uma dose considerável de liquidez do mercado.

A fala ganha mais relevância, após as decepções com indicadores econômicos, como o relatório de emprego de maio sinalizar que a recuperação do país não vai tão bem quanto chegou a ser estimado.

Continua depois da publicidade

A agenda escassa de indicadores reforça os olhares sobre o presidente do Fed. Além do discurso, o mercado receberá apenas dados do crédito ao consumidor, acerca do qual projeta-se volume de US$ 6 bilhões em abril – mesmo valor registrado no mês anterior.

Com isso, índice S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, apresenta leve valorização de 0,43% e atinge 1.292 pontos. O Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, abre em leve alta de 0,38% a 12.136 pontos, enquanto o Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, sobe 0,26%, chegando a 2.710 pontos.

Ford pretende crescer 50% em quatro anos
No front corporarivo o setor automotivo ganha destaque após rumores de que o CEO (Chief Executive Officer) da Ford, Allan Mulally, irá anunciar aos investidores plano para aumentar as vendas em 50% nos próximos quatro anos. Em meio à notícia, as ações da montadora avançam 0,93%.

Continua depois da publicidade

Já sua concorrente, a General Motors, anunciou que em maio as vendas da companhia na China recuaram pelo segundo mês consecutivo, 2,7%. Porém, o fato parece não afetar seus papéis, que valorizam-se 0,53%.

GE e Capital One disputam ING
Por fim, o mercado acompanha de perto as ofertas pela aquisição da seguradora ING, principalmente as propostas de General Electric e Capital One, que já estariam ao redor dos US$ 9 bilhões, segundo informações da Bloomberg.

   %Var Dia   Pontos   %Var 30D   %Var Ano 
 S&P 500 +0,43 1.292 -3,62 +2,71 
 Dow Jones +0,38 12.136 -3,98 +4,82 
 Nasdaq +0,26 2.710 -4,17 +2,14