Bolsas dos EUA registram altas impulsionadas por indicadores econômicos

Números melhores do que os esperados do setor imobiliário e de desemprego animam investidores, apesar do impasse político no país

Marcel Teixeira

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais índices acionários de Wall Street registram altas nesta quinta-feira (28), impulsionados por indicadores econômicos positivos, apesar da indefinição sobre o impasse política acerca do aumento do teto da dívida soberana dos EUA, que ainda traz preocupação ao mercado.

O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, apresenta leve valorização de 0,45% e atinge 2.777 pontos. O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, abre em leve alta de 0,34% a 1.309 pontos, enquanto o Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, sobe 0,21%, chegando a 12.329 pontos.

A melhora nos dados de desemprego e de contratos de compra e venda de casas nos EUA trouxe um alento para os investidores, que ainda mostram certa preocupação com o impasse político entre republicanos e democratas.

Continua depois da publicidade

O plano republicano para a elevação do limite da dívida externa norte-americana enfrenta oposição dos senadores democratas da Câmara, sendo as maiores divergências sobre o aumento de impostos e os cortes orçamentários. Fato que vem deixando os investidores preocupados com um possível default dos EUA e com um downgrade nas notas de crédito do país.

A Câmara votará, nesta quinta-feira, o plano republicano para a solução do impasse. O Departamento do Tesouro norte-americano irá delinear, nos próximos dias, planos para os próximos passos do governo caso não haja um acordo até a data limite – 2 de agosto – para aprovação do novo teto da dívida do país.

Resultados corporativos
Dando continuidade à temporada de divulgação de resultados trimestrais corporativos, DuPont (-1,19%), Bristol-Myers (+1,82%) e Goodyear (+5,53%) reportaram números superiores às expectativas do mercado.

Continua depois da publicidade

Agenda
Os 398 mil pedidos de auxílio-desemprego reportados nos EUA na última semana, medidos pelo Inital Claims, foram melhores do que as expectativas de 415 mil novas solicitações do mercado. Os números também foram superiores à medição anterior, que registrou 422 mil pedidos.

Já o Pending Home Sales, que mede o número de contratos de compra e venda de casas nos EUA, apresentou alta de 2,4% em junho, segundo a NAR (Associação Nacional de Corretores de Imóveis dos Estados Unidos). O resultado foi melhor do que as expectativas de queda de 3,0%, mas pior do que avanço de 8,2% na medição anterior. 

   %Var Dia   Pontos   %Var 30D   %Var Ano 
 Nasdaq +0,45 2.777 +1,75 +4,68 
 S&P 500 +0,34 1.309 +0,98 +4,11 
 Dow Jones +0,21 12.329 +1,15 +6,49