Bolsas dos EUA sobem, favorecidas por indicadores melhores que o esperado

Dados sobre desemprego, construção de casas e balança comercial impulsionam bolsas norte-americanas

Marcel Teixeira

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais índices acionários de Wall Street registram alta nesta quinta-feira (16), impulsionados pela divulgação de indicadores econômicos norte-americanos melhores do que as expectativas do mercado.

O índice Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, apresenta leve valorização de 0,46% e atinge 11.952 pontos. O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, registra leve alta de 0,36% a 1.270 pontos, enquanto o Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, sobe 0,13%, chegando a 2.635 pontos. 

Indicadores pautam Wall Street
Os dados sobre a economia norte-americana divulgados nesta manhã acalmaram os ânimos do mercado, que estava apreensivo com o agravar da crise econômica da Grécia e seus possíveis efeitos sobre a economia global.

Continua depois da publicidade

Segundo o departamento de trabalho dos EUA, o número de pedidos de auxílio-desemprego na última semana foi melhor do que o esperado pelo mercado, com 414 mil solicitações. Especialistas acreditam que os dados do mercado de trabalho melhoram, mas com um ritmo lento.

Já o número de casas em início de construção superou as expectativas, com 560 mil residências no mês de maio. Entretanto, os analistas acreditam que o aumento ainda não é suficiente para sinalizar uma recuperação do mercado de habitação.

Na contramão dos demais indicadores, a atividade industrial na região da Filadélfia marcou 7,7 pontos negativos em junho, bem pior em relação ao consenso do mercado e os números do mês anterior.

Continua depois da publicidade

Setor Corporativo
O Citigroup anunciou que um ataque de hackers violou dados de cartões de crédito de 360 mil clientes, o dobro dos números divulgados anteriormente. Com isso, as ações da instituição operaram em queda durante todo o pré-market. No entanto, passam a registrar leve alta de 0,39%, acompanhando o desempenho positivo do mercado.

Enquanto isso, os papéis da ConocoPhillips registram forte alta de 2,10%, após o anúncio da assinatura do primeiro acordo com o governo de Bangladesh, que garante a exploração de petróleo e gás natural na Baía de Bengala.

   %Var Dia   Pontos   %Var 30D   %Var Ano 
 Dow Jones +0,46 11.952 -4,23 +3,23 
 S&P 500 +0,36 1.270 -4,44 +0,98 
 Nasdaq +0,13 2.635 -5,33 -0,68