Bolsas mundiais caem após PIB decepcionar na Europa; deflação preocupa investidores

Bolsas na Ásia seguem movimento dos EUA e fecham em queda; crescimento da zona do euro ainda preocupa mercado

Leonardo Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais índices acionários do mundo iniciaram a sexta-feira (16) em queda, ainda reagindo aos fracos dados econômicos divulgados na véspera. O mercado asiático estendeu as perdas das bolsas norte-americanas e fechou com perdas, enquanto na Europa, investidores seguem pessimistas após o PIB da zona do euro sair abaixo do esperado.

A região da Europa reportou uma expansão bem abaixo do esperado, além da baixa inflação, e aumentou o pessimismo de analitas e investidores. O mercado espera que o BCE (Banco Central Europeu) afrouxe sua política monetária e anuncie novas medidas para estimular a economia da região.

Além da zona do euro, Grécia, França, Itália e Holanda apresentaram fraca expansão no trimestre.

Continua depois da publicidade

As bolsas do continente abrem a sessão desta sexta-feira em queda com grande pessimismo dos investidores. O FTSE, de Londres, acumula queda de 0,30, enquanto o DAX, da Alemanha, lidera as perdas com queda de 0,56%. Já o CAC, de Paris, tem perdas de 0,36% e o IBEX, de Madri, cai 0,37%.

Na Ásia, investidores também reagem aos fracos dados da Europa e estendem as perdas das bolsas norte-americanas. O índice de Wall Street fechou em queda pela segunda sessão consecutiva após, enquanto o S&P e o Dow Jones também encerram com perdas. 

O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio encerrou o pregão em baixa de 0,75%, chegando a 14.298 pontos e, com isso, o acumulado no ano aponta para forte baixa de 12,23%, Já o índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, apresentou baixa de 0,67% e atingiu 22.578 pontos,  enquanto o índice Shanghai Composite da Bolsa de Xangai registrou leve baixa de 0,27%, encerrando a 2.019 pontos.

Continua depois da publicidade