Brascan atualiza projeções para companhias dos setor de telecomunicações

Enquanto telefonia fixa tem potencial de crescimento reduzido, banda larga e telefonia móvel levam perspectivas de expansão

Beatriz Nantes

Publicidade

SÃO PAULO – A analista Beatriz Battelli, da Brascan Corretora, atualizou nesta quarta-feira (27) suas projeções para as empresas de telecomunicações, incorporando novas premissas macroeconômicas e os últimos números divulgados pelas companhias do setor.

Telefonia fixa
Com baixa tendência de crescimento – penetração passou de 21,65% em 2008 para 21,69% em 2009 -, em função de maior difusão de outras tecnologias, como celulares, o destaque fica com uma possível mudança de market share.

“Esperamos que a GVT e a NET deverão continuar apresentando melhor performance neste segmento, resultado em ganhos de market share sobre Oi e Telesp”, afirma Battelli.

Continua depois da publicidade

Telefonia Móvel
Para a analista, a receita do segmento deve ser impulsionada não somente pelo aumento da penetração – taxa de 90,6% em dezembro de 2009, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) – mas também pelo crescimento da receita de dados.

Battelli ainda destacou a previsão de que ocorra este ano um leilão para nova licença 3G, podendo contar com participação da Nextel e GVT. “A entrada de mais um player no mercado deverá acirrar ainda mais a competição no setor”, avalia a analista.

Banda Larga
“Entendemos que esse segmento possui um grande potencial de crescimento”, afirma o relatório, citando um CAGR (taxa composta média de crescimento) de 18,9% entre 2008 e 2010, segundo dados da Anatel.

Continua depois da publicidade

Com relação às empresas, a estimativa é de crescimento mais elevado para NET e GVT, com vantagens para oferecer velocidades mais elevadas do que os concorrentes Oi e Telesp.

TV por assinatura
Com alto potencial de crescimento – atualmente a penetração por habitante é de apenas 3,9% -, o setor viu crescimento de 18,22% no número de assinantes de 2008 para 2009. Entretanto, uma expansão mais significativa deve ocorrer apenas após a aprovação da PL 29, que regulamenta o mercado de TV por assinatura no País.

Recomendações

Continua depois da publicidade

Empresa Código Preço-Alvo (R$) Upside* Recomendação
Telemar TNLP4 53,73 61,8% Acima da média do mercado
Net NETC4 29,57 36,5% Acima da média do mercado
Telesp TLPP4 52,35 25,3% Acima da média do mercado
Vivo VIVO4 61,83 17,7% Em linha com o mercado
Tim TCSL4 7,08 40,4% Acima da média do mercado

*Com base nas cotações de fechamento de 26/01/2010

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar