Brent recua por alívio de temores sobre abastecimento

Recuou se deve sobretudo por conta de um avanço na resolução das interrupções do abastecimento da Líbia e sinais de maior produção no Mar do Norte

Reuters

Publicidade

LONDRES – Os futuros do petróleo Brent recuaram para abaixo de 108 dólares por barril nesta quarta-feira, caindo pela quarta sessão consecutiva, na medida em que temores sobre interrupções de fornecimento recuavam e enquanto um relatório mostrou que os estoques de petróleo nos EUA recuaram de acordo com o esperado pelo mercado, enquanto que os estoques de gasolina e derivados subiram inesperadamente.

O petróleo recuou nesta semana por conta de um avanço na resolução das interrupções do abastecimento da Líbia, sinais de uma maior produção no Mar do Norte e por sinais do novo presidente iraniano de que está disposto a negociar com o Ocidente sobre seu programa nuclear.

A commodity norte-americana, por sua vez, recuava 0,24 por cento e era cotado a 105,05 dólares por barril, também caindo pela quarta sessão seguida.

Continua depois da publicidade

“Os riscos de abastecimento claramente saíram do foco no momento”, disse Carsten Fritsch, analista no Commerzbank em Frankfurt. “Isso aponta para uma mudança no sentimento no mercado de petróleo.”

Anteriormente nesta quarta-feira, a AIE, órgão do governo dos EUA, divulgou em seu relatório semanal uma queda de 1,32 milhão de barris na semana passada, em linha com as expectativas do mercado.

O petróleo também foi pressionado por conta de uma queda nas ações dos EUA e sinais de que o Banco Central norte-americano possa cortar seu programa de estímulos já no próximo mês. Tal estímulo tem amplamente apoiado o petróleo o outras commodities.