BRF (BRFS3) formaliza joint venture com a HPDC para produção na Arábia Saudita

A intenção de constituir a parceria foi comunicada em outubro de 2022.

Equipe InfoMoney

Publicidade

A BRF (BRFS3) formalizou a criação de uma joint venture com a Halal Products Development Company (HPDC), uma subsidiária do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, informou a companhia.

A intenção de constituir a JV foi comunicada em outubro de 2022. A participação da BRF na nova empresa será de 70% e a HPDC de 30%, informou a empresa brasileira.

“O anúncio da JV ressalta o esforço da BRF para passar de uma função puramente exportadora para um fornecedor local de produtos de carne no país”, aponta a empresa.

Continua depois da publicidade

A Arábia Saudita importou uma média anual de 564.476 toneladas de produtos brasileiros de frango na década encerrada em 2022, segundo dados da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. No ano passado, porém, comprou menos 340 mil toneladas, ocupando o quarto lugar entre os principais destinos de frango do Brasil, atrás dos Emirados Árabes Unidos, Japão e China.

A BRF disse que o principal objetivo da JV será desenvolver a indústria de carnes halal na região, referindo-se a alimentos que devem ser produzidos de acordo com as exigências alimentares muçulmanas.

A formalização da JV ocorre dias depois que a SALIC, subsidiária integral da PIF, adquiriu uma participação de 10,7% na BRF por meio de uma oferta de ações subsequentes como parte do objetivo de longo prazo da Arábia Saudita de garantir a segurança alimentar do reino.

Continua depois da publicidade

Como parte da JV, a BRF disse que estabelecerá uma “Sede de Negócios Halal, um Centro de Inovação em Alimentos Halal e um Centro de Excelência” em um local ainda a ser determinado.

Não foi detalhado quanto a JV pretende investir em tal empreendimento.

A BRF vende produtos no Oriente Médio há mais de 50 anos. A partir de 2009, montou uma rede própria de distribuição na Arábia Saudita, onde também adquiriu uma unidade de processamento de alimentos há três anos.

Continua depois da publicidade

“O mercado da Arábia Saudita responde por cerca de 7% das vendas totais da BRF e a nova joint venture deve ajudar a fortalecer a competitividade da empresa no país. Dito isso, mantemos nossa recomendação outperform [desempenho acima da média do mercado, equivalente à compra] para a BRF, com preço-alvo para 2024 de R$ 17,00”, avalia o BBI.

(com Reuters)