Publicidade
SÃO PAULO – O PIB (Produto Interno Bruto) da China mostrou crescimento de 6,8% no 4º trimestre de 2015, revelou o governo do país na madrugada de segunda para terça-feira (19). O resultado veio levemente abaixo do que esperavam os economistas, cuja média das projeções apontava expansão de 6,9%, segundo pesquisa da Bloomberg.
No acumulado em 2015, a segunda maior economia do mundo mostrou expansão de 6,9%, desacelerando em relação ao resultado de 2014 (+7,3%), além de também ter sido seu pior resultado desde 1990, revelam os dados oficiais. O resultado, no entanto, ficou praticamente em linha com os 7% estimados pelo governo chinês.
“2015 foi um ponto de virada no desenvolvimento da China porque representava uma clara ruptura com o velho modelo de crescimento “, disse à Bloomberg James Laurenceson, vice-diretor do Instituto de Relações Austrália-China da Universidade de Tecnologia de Sydney. “Com muito pouca ajuda de investimentos em ativos fixos e exportações, o consumo das famílias mostrou-se resistente e gerou empregos suficientes para evitar qualquer instabilidade generalizada”, completou Laurenceson.
Continua depois da publicidade
Produção industrial e vendas de varejo
Outro indicador aguardado na madrugada desta terça-feira, a produção industrial mostrou alta de 5,9% em dezembro na comparação com o mesmo mês de 2014, abaixo das estimativas dos analistas (+6,0%) e do resultado de novembro (+6,2%). As vendas de varejo também ficaram aquém do esperado: 11,1% na mesma base comparativa, contra estimativa de 11,3%.
Por fim, os investimentos em ativos fixos – excluindo-se as áreas rurais – cresceram em 10% no último ano, ficando abaixo dos 10,2% estimados em média pelos economistas da Bloomberg.
Reação das bolsas
Apesar das más notícias da China, as bolsas asiáticas tentam se manter em alta nesta terça-feira. Em Xangai, o principal índice acionário mostra bastante volatilidade e neste momento 0,55%, a 2.930 pontos. O Nikkei, da bolsa de Tóquio, também avança cerca de 0,5% e opera próximo de sua máxima do dia, a 17.051 pontos.
Continua depois da publicidade
Baixe agora a Carteira InfoMoney 2016! Basta deixar o seu email abaixo: