Confira os sites “gringos” para ficar de olho na reta final das eleições americanas

Sites americanos como Politico.com, FiveThirtyEight e RealClearPolitics trazem pesquisas e previsões sobre o pleito americano - além de apuração em tempo real

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – As eleições dos EUA se aproximam do final e, com isso, o interesse ao redor do mundo sobre a disputa entre a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump aumenta. 

Neste sentido, alguns sites americanos ajudam a acompanhar tamanha quantidade de informações na reta final, tanto por fazer previsões sobre o pleito, quanto ao informar a apuração, que deve começar já na próxima terça-feira.  

Durante todo o período eleitoral, o mercado ficou de olho no site de projeções FiveThirtyEight, do estatístico Nate Silver, famoso por acertar os resultados das eleições americanas de 2012, vencidas por Barack Obama, nos 50 Estados do país. Durante toda disputa e com base em um sofisticado modelo de previsão, ele responde em sua página quais as chances da democrata ou do republicano para a presidência dos EUA a partir do ano que vem. Ele mostra as chances de cada candidato vencer em cada estado e a chance total de conseguir o número suficiente de delegados para a presidência. 

Continua depois da publicidade

Hillary, até esta tarde, aparecia na frente, com 68,3% de probabilidade de vencer a eleição, ante 31,6% de Donald Trump. Você pode conferir artigos e mais probabilidades clicando aqui. 

O Real Clear Politics também é outro site em que se pode acompanhar a previsão de delegados a serem conquistados por cada candidato nas eleições, além das últimas pesquisas eleitorais. Hillary e Trump aparecem na frente, mas o libertário Gary Johnson e a verde Jill Stein também pontuam nos levantamentos. 

O Politico.com também acompanhará de perto as eleições e já traz um mapa detalhado para acompanhar os resultados, não só para a disputa presidencial, mas também para os governos de estado, do Senado e para a Câmara, além de uma contagem regressiva para o começo das eleições. 

Continua depois da publicidade

A próxima terça promete ser de fortes emoções para o mercado – e cada voto será decisivo para definir quem será o próximo presidente americano. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.