Consumidor: o que fazer quando a conta de celular está errada

Entre em contato com a operadora e formalize o problema, a empresa tem cinco dias para responder a reclamação

Flávia Furlan Nunes

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SÃO PAULO – Pedir a conta de telefone celular detalhada é uma maneira de ter controle sobre as suas ligações e as cobranças feitas sobre elas. Existem casos em que as cobranças de ligações são feitas indevidamente ou ainda há reincidência de ligações que já foram pagas.

Em alguns casos, as operadoras enviam contas com valores errados e com juros e multas. Caso a cobrança seja indevida, o consumidor deve ser ressarcido, mas para isso você precisa tomar algumas providências. Abaixo estão as atitudes a serem tomadas pelas pessoas que passaram por situações como estas.

Contatar
Entrar em contato com a operadora é fundamental, afinal ela precisa saber que cometeu um erro. Avise que o pagamento da conta foi feito para que você não sofra nenhum corte em sua linha telefônica.

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Formalizar a reclamação é importante e, para isso, você deve guardar o número do seu protocolo e o nome das pessoas com quem você falou, além da data e horário da ligação. Se no prazo de cinco dias a empresa não responder pela reclamação, você deve reclamar na Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) ou entrar em contato com a PRO TESTE.

Ressarcimento
Caso você já tenha pagado alguma conta duas vezes, tem o direito de ser ressarcido. De acordo com o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, você deve pleitear na Justiça e terá o valor gasto em dobro.

Se no processo de reclamação você se sentir moralmente lesado, ou seja, passou por alguma situação de constrangimento, pode acionar judicialmente a empresa e pedir ressarcimento por danos morais.

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Documentação
Para exigir os seus direitos, você deve provar que foi lesado. Por isso é importante que você guarde todas as notas que comprovam que realmente pagou as contas do seu celular, de que fez as reclamações e de que foi lesado moralmente.