Cuba vai reabrir seu mercado de venda de moeda estrangeira

A medida representa a segunda parte da normalização de um mercado cambial que estava paralisado há quase dois anos

Estadão Conteúdo

Publicidade

As autoridades cubanas vão retomar a venda de dólares e outras moedas estrangeiras para a população nesta terça-feira, 23.

A medida representa a segunda parte da normalização de um mercado cambial que estava paralisado há quase dois anos e que deu origem a múltiplos canais ilegais, o que atrapalhou o trabalho de controle do Estado.

Durante uma aparição na televisão cubana na noite de segunda-feira, o vice-primeiro-ministro e chefe da Economia, Alejandro Gil, e a presidente do Banco Central, Marta Sabina Wilson, indicaram que as casas de câmbio, conhecidas como CADECA, começariam a oferecer dólares e outros moedas aos cidadãos, sob certas condições.

Continua depois da publicidade

Wilson indicou que cada pessoa poderá adquirir até 100 dólares, ou o equivalente em outras moedas, mas não especificou se o valor era diário. As operações podem ser realizadas em 37 agências da CADECA, mas não em aeroportos.

Empresas privadas de pequeno e médio porte não estão autorizadas a fazer essas compras.

As agências oferecerão turnos pela manhã para cada uma de suas localidades, já que haverá apenas uma certa quantidade disponível por estabelecimento.

Continua depois da publicidade

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.