Cyrela (CYRE3), Cury (CURY3), JHSF (JHSF3), Tenda (TEND3) e Tegra divulgam prévias operacionais do 4º trimestre de 2022

Cyrela informou que os lançamentos somaram R$ 2,821 bilhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), uma elevação de 10,4% na base anual

Felipe Moreira

Reprodução / Pixabay
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Com a proximidade do início da temporada de balanços do quarto trimestre de 2022 (4T22), algumas construtoras e incorporadoras já divulgaram seus dados operacionais. Hoje foi a vez de Cyrela (CYRE3), Cury (CURY3), JHSF (JHSF3) e Tegra divulgarem seus números.

Cyrela (CYRE3)

A Cyrela (CYRE3) informou que os lançamentos somaram R$ 2,821 bilhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), uma elevação de 10,4% sobre o resultado do quarto trimestre de 2021 (4T21).

As vendas líquidas totais da Cyrela foram de R$ 2,691 bilhões no 4T22, avanço de 70,9% na comparação com igual período de 2021.

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Das vendas líquidas realizadas no trimestre, R$ 130 milhões se refere à venda de estoque pronto (5%), R$ 919 milhões à venda de estoque em construção (34%) e R$ 1,642 bilhões à venda de lançamentos (61%). Dessa forma, a Cyrela atingiu uma velocidade de vendas (VSO) de lançamentos de 58,2% no trimestre.

Cury (CURY3)

A Cury (CURY3) informou que os lançamentos totalizaram R$ 556 milhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), um recuo de 28,6% na comparação com a mesma etapa de 2021.

As vendas líquidas somaram R$ 753 milhões entre outubro e dezembro do ano passado, montante que representa aumento de 23,2% ante ao mesmo período do ano anterior.

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Segundo a construtora, a redução no montante de vendas líquidas ocorreu pela estratégia da Cury em concentrar o maior volume de lançamentos até o 3° trimestre.

O preço médio de vendas registrado no 4T22 foi de R$ 245,4 mil, cifra 7,4% acima do mesmo período do ano anterior.

A geração de caixa, por sua vez, foi de R$ 136 milhões no quarto trimestre de 2022.

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Tenda (TEND3)

A Tenda (TEND3) informou o lançamento de 9 empreendimentos totalizando R$ 704,2 milhões (-15,8 % no ano e+87,2% no trimestre) no quarto trimestre de 2022, com preço médio de R$ 202,2 (+36,7% no ano e -3,8% no trimestre).

As vendas líquidas totalizaram R$ 657,0 milhões (-15,9% no ano e +34,3% no trimestre), com VSO líquida de 25,9% (-6,0 p.p. no ano  e +5,6 p.p. no trimestre).

JHSF (JHSF3)

As vendas contratadas da JHSF (JSHF3) somaram R$ 419,1 milhões no 4T22, cifra 23,2% superior as realizadas no 4T21.

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As vendas consolidadas dos Shoppings da Companhia apresentaram crescimento de 7,7% comparado ao 4T21, apesar dos efeitos causados pela eleição e jogos durante a Copa do Mundo.

“Importante relembrar que as vendas dos shoppings da companhia, principalmente os de público de alta renda, retomaram o seu curso de forte crescimento já ao final do 4T20 e assim permaneceram ao longo de 2021, mesmo diante de restrições causadas pela pandemia”, comenta a empresa, no documento.

As vendas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) da JHSF cresceram 4,9% no quarto trimestre de 2022.

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Os aluguéis mesmas lojas (SSR, na sigla em inglês), por sua vez, subiram 8,5% no 4T21.

Tegra Incorporadora

A Tegra registrou lançamentos de R$ 1,004 bilhão no quarto trimestre de 2022, uma redução de 36% frente ao mesmo trimestre de 2021.

As vendas brutas somaram R$ 328 milhões entre outubro e dezembro do ano passado, montante 17% menor do que o registrado no mesmo período do ano anterior.

O volume de vendas de estoque pronto foi de R$ 101 milhões (% Tegra) e representou 31% do volume total de vendas no trimestre. Por sua vez, o volume vendido de estoque em construção foi de R$ 77 milhões e o volume vendido de estoque em lançamento foi de R$ 149 milhões.

O índice velocidade de vendas (VSO) da companhia atingiu 8,8% no quarto trimestre de 2022.