Dados da ANP mostram evolução anual de 5,44% na demanda por combustíveis

Consumo de álcool é o principal responsável pelo avanço; cai a participação de mercado dos grandes distribuidores

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A ANP (Agência Nacional do Petróleo) publicou suas estatísticas para o mercado de combustíveis em janeiro deste ano. Números que incluem a participação do Sindicom (Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes) e dos pequenos distribuidores.

A demanda total – somando gasolina, diesel e álcool – aumentou 5,44% frente ao mesmo mês de 2005. Principalmente por conta do avanço de quase 30% do consumo de álcool, ligado à popularização dos carros flex-fuel.

Os outros dois principais combustíveis tiveram desempenhos mais modestos. As vendas de gasolina cresceram 4% sobre janeiro do ano passado. E as de diesel, 3,4%; percentual que seria ainda menor não fossem os problemas com a safra de soja no início de 2005.

Continua depois da publicidade

(Em mil m3) Jan 2006 Jan 2005 Variação
Gasolina 1.917 1.842 +4,08%
Diesel 2.916 2.821 +3,38%
Álcool 448 346 +29,44%
Total 5.282 5.009 +5,44%

Market Share do Sindicom recua

A equipe do Banco Pactual aproveitou os dados da ANP para estimar a participação das empresas do Sindicom dentro do mercado. Foi identificado um leve recuo no market share: de 75,8% em dezembro de 2005 para 74,5% em janeiro de 2006.

Mais uma vez, a variação está fortemente relacionada com o álcool, cujo percentual no período passou de 61,4% para 49%. Isso porque pequenos distribuidores têm mais facilidade na comercialização do combustível.

Market share Jan 2006 Dez 2005 Variação
Gasolina 70,4% 71,5% 1,1 pp.
Diesel 81,2% 81,2%
Álcool 49% 61,4% 12,4 pp.
Total 74,5% 75,8% 1,3 pp.