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SÃO PAULO – A ANP (Agência Nacional do Petróleo) publicou suas estatísticas para o mercado de combustíveis em janeiro deste ano. Números que incluem a participação do Sindicom (Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes) e dos pequenos distribuidores.
A demanda total – somando gasolina, diesel e álcool – aumentou 5,44% frente ao mesmo mês de 2005. Principalmente por conta do avanço de quase 30% do consumo de álcool, ligado à popularização dos carros flex-fuel.
Os outros dois principais combustíveis tiveram desempenhos mais modestos. As vendas de gasolina cresceram 4% sobre janeiro do ano passado. E as de diesel, 3,4%; percentual que seria ainda menor não fossem os problemas com a safra de soja no início de 2005.
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(Em mil m3) | Jan 2006 | Jan 2005 | Variação |
Gasolina | 1.917 | 1.842 | +4,08% |
Diesel | 2.916 | 2.821 | +3,38% |
Álcool | 448 | 346 | +29,44% |
Total | 5.282 | 5.009 | +5,44% |
Market Share do Sindicom recua
A equipe do Banco Pactual aproveitou os dados da ANP para estimar a participação das empresas do Sindicom dentro do mercado. Foi identificado um leve recuo no market share: de 75,8% em dezembro de 2005 para 74,5% em janeiro de 2006.
Mais uma vez, a variação está fortemente relacionada com o álcool, cujo percentual no período passou de 61,4% para 49%. Isso porque pequenos distribuidores têm mais facilidade na comercialização do combustível.
Market share | Jan 2006 | Dez 2005 | Variação |
Gasolina | 70,4% | 71,5% | 1,1 pp. |
Diesel | 81,2% | 81,2% | – |
Álcool | 49% | 61,4% | 12,4 pp. |
Total | 74,5% | 75,8% | 1,3 pp. |