Publicidade
O desenvolvedor de Bitcoin Luke Dashjr, veterano no mercado cripto, disse no domingo (1) no Twitter que teria perdido seus BTC após um suposto ataque hacker.
O endereço divulgado por Dashjr mostra que 216 unidades da criptomoeda, o equivalente a cerca de R$ 20 milhões nesta segunda-feira (2), foram transferidas de sua carteira no dia 31 de dezembro, por volta das 11h (horário de Brasília).
De acordo com Dashjr, o hacker teria invadido sua chave PGP, um programa criptográfico usado para proteger dados. No tuite, ele pediu ajuda aos usuários.
Continua depois da publicidade
“Minha chave PGP está comprometida e pelo menos muitos dos meus Bitcoins foram roubados. Não tenho ideia de como (isso aconteceu). Ajudem, por favor”, escreveu.
PSA: My PGP key is compromised, and at least many of my bitcoins stolen. I have no idea how. Help please. #Bitcoin
— Luke Dashjr (@LukeDashjr) January 1, 2023
Apesar de falar que não sabe como o hack pode ter acontecido, alguns usuários lembraram que, no ano passado, Dashjr disse no Twitter que seu servidor poderia ter sido comprometido por malwares.
O CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, tuitou no domingo que “é triste ver que até mesmo um desenvolvedor de Bitcoin” perde criptoativos após um ataque. “Autocustódia tem um conjunto diferente de riscos”, escreveu.
Continua depois da publicidade
Sad to see even an OG #Bitcoin Core Developer lost 200+ BTC ($3.5 million). Self custody have a different set of risks.
We will try to monitor and see where we can help. 🙏 https://t.co/9eGZ7AFgC2
— CZ 🔶 BNB (@cz_binance) January 1, 2023
Na autocustódia, os investidores guardam suas criptomoedas em carteiras privadas, e não em exchanges, assumindo a responsabilidade pela segurança de seus ativos digitais.
Se por um lado essa prática dá total controle dos ativos para os usuários, também exige deles cuidados para gerenciar suas próprias chaves privadas e evitar ataques.