Dia das Mães: Procon autua lojas por irregularidade no preço e forma de pagamento

Problemas com validade de produtos também motivaram autuações, durante operação em 403 estabelecimentos de SP

Jéssica Consulim Roccella

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SÃO PAULO – A “Operação Dia das Mães”, realizada pela Fundação Procon-SP, constatou 106 irregularidades em lojas de rua e de shopping centers da cidade de São Paulo entre os dias 19 e 23 de abril.

Entre as principais irregularidades, estão a falta ou inadequação da informação sobre o preço de produtos à venda, imposição de preços diferentes para pagamento à vista com dinheiro e com cartão, imposição de limite mínimo para pagamento com cartão e venda de produto sem prazo de validade ou vencido.

O objetivo da operação era averiguar se as normas do Código de Defesa do Consumidor estavam sendo cumpridos. Foram visitados 403 estabelecimentos, dos quais 96 foram autuados. De acordo com o artigo 57 da Lei 8.078/90 do Código de Defesa do Consumidor, os estabelecimentos responderão por processo administrativo e podem ser multados.

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Vale ressaltar que o mesmo estabelecimento pode ter apresentado mais de uma situação irregular, o que resulta no número de infrações superior ao total de comércios.

É sempre bom lembrar
A Fundação Procon de São Paulo lembra dos cuidados que o consumidor deve ter na hora de realizar suas compras:

Procure o Procon
Para dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode procurar os postos de atendimento pessoal do Procon-SP dentro dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. Reclamações por fax devem ser encaminhadas ao telefone (11) 3824-0717.

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Para saber se a loja, fornecedor ou fabricante possui reclamações no Procon-SP, consulte o cadastro pelo telefone (11) 3824-0446 ou no site www.procon.sp.gov.br. O telefone 151 funciona somente para esclarecimento de dúvidas.

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